PROCON Jarinu emite nota informativa sobre o Black Friday

O posto do PROCON de Jarinu, localizado no terminal rodoviário, emitiu nesta semana uma nota informativa para que todos os consumidores tenham uma atenção maior quanto à semana de promoções em todo o país, intitulada de Black Friday.

Black Friday 

O mês de novembro acontece a tradicional ação de Black Friday, que surgiram nos Estados Unidos e ganharam força no Brasil nos últimos anos. Cada vez mais presente no comércio, a data deve levar milhares de consumidores ao comércio, evento que fortalece o índice de compras em função do natal, e normalmente estabelecimentos prometem descontos na última sexta feira de novembro (29/11), estendendo – se, em alguns casos, até a segunda-feira seguinte, a chamada Cyber Monday..

De acordo com a Fundação PROCON – SP, tendo em vista evitar problemas e arrependimentos, é importante seguir as seguintes orientações:

DICAS

– Recomenda-se que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.

– Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa é atitudes que ajudam a evitar problemas.

– O consumidor deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.

– Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

– Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

– Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, o consumidor deve verificar se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.

– De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).