Sabesp promove mutirão para incentivo de ligações de esgoto na Vila Nova Trieste

Evento acontece neste domingo, 19 de maio, na quadra de esportes localizada atrás da Paróquia Mãe Rainha, e contará com atrações para a população.

Neste domingo dia 19 de maio, a Sabesp irá promover um grande mutirão para incentivo às ligações de rede de esgoto no bairro Vila Nova Trieste, em Jarinu. Serão oferecidos à população uma manhã descontraída, com aula de Zumba, brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce para as crianças.

De acordo com a Sabesp o evento tem como objetivo reunir os moradores para conscientização quanto à importância da ligação das suas residências à rede coletora de esgoto, e o morador que comparecer, poderá solicitar gratuitamente a vistoria para a execução da ligação.

A Sabesp fará o evento em parceria com a Prefeitura de Jarinu e explicou que a Nova Trieste vem sendo contemplado com toda a infraestrutura de saneamento básico, um serviço público que traz qualidade de vida e que valoriza os imóveis. “Desde que iniciaram os trabalhos na nova Estação de Tratamento de Esgoto estamos orientando os moradores para que façam à ligação da rede de esgoto junto com a Sabesp, com isso eles reduzem custos com limpeza de fossas, além de garantir mais qualidade de vida para família”, disse Eliane Lorencini, prefeita.

Um estudo conduzido pelo Instituto Trata Brasil em 2018 concluiu que os imóveis ligados à rede coletora de esgotos têm valorização de mais de 16% em seu valor de venda. Além disso, a infraestrutura de saneamento elimina a necessidade de limpeza constante da fossa séptica, um serviço que custa, em média, R$ 600,00 na região do Aglomerado Urbano de Jundiaí.

Em termos legais, o artigo 45 da lei 11445/07 obriga todo imóvel a estar conectado à rede coletora de esgoto, nos locais onde esse serviço é oferecido. Aquelas edificações que estiverem em desacordo com a lei poderão ser punidos com multa, devido principalmente aos aspectos de saúde pública envolvida.  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a exposição ao esgoto é a principal responsável por doenças como diarreia e difteria, ligadas diretamente ao aumento da mortalidade infantil.

PROGRAME-SE

Mutirão de ligações de esgoto no bairro Nova Trieste – Jarinu