SAÚDE REALIZARÁ SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI

Agentes intensificarão vistorias entre os dias 26 e 30 de novembro

A Secretaria de Saúde, através do departamento de Vigilância Epidemiológica de Jarinu, realizará na próxima semana, entre os dias 26 e 30 de novembro a Semana de Mobilização contra o mosquito transmissor do vírus da Dengue, Chikungunya e Zika. Esse ano não haverá campanha, por isso é importante que todos participem da Semana de Mobilização.

Com o clima quente e úmido do verão aumenta o risco de proliferação do inseto transmissor que, ao longo dos anos, se adaptou extremamente bem às condições urbanas e aperfeiçoou sua forma de reprodução, principalmente por ser um mosquito doméstico, que vive dentro de casa e perto do homem.

Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas em diversos criadouros.

Quem não cuida de sua moradia coloca em risco sua família e quem vive nas proximidades. E quando se trata do mosquito Aedes, o perigo pode estar dentro de casa ou morar ao lado dela. O controle do mosquito depende, não somente do Poder Público, mas também do engajamento da população nas ações de vigilância e controle dos vetores, por isso todos devem trabalhar juntos para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.

É preciso que a população esteja atenta aos recipientes com água que podem se tornar  criadouros do mosquito dentro de sua casa. A orientação da campanha é para que toda família determine o sábado como dia de combate aos focos do Aedes. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, ambiente favorável para procriação do Aedes aegypti.

Além dos Agentes de Vetores, os Agentes Comunitários de Saúde também estarão, de porta em porta, orientando os moradores.

Informações: (11) 4016-5917