Secretaria de Agricultura promove palestra sobre Rastreabilidade

Agora é lei! Produtor, você esta preparado?

 A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Jarinu promoverá no dia 11 de Novembro, segunda-feira, das 14h às 18h, no Parque do Morango “Duílio Maziero” para todos os produtores e população geral, palestra informativa sobre Rastreabilidade.

De acordo com o secretário da Pasta, José Carvalho, até 2021 todos os produtos que são comercializados in natura devem estar devidamente adequados ao conjunto de procedimentos envolvendo a rastreabilidade. “É necessário que todos tenham muita atenção quanto ao assunto de rastreabilidade, pois quem não estiver adaptado precisará correr para se adequar”.

O QUE É RASTREABILIDADE

É um conjunto de procedimentos que permite detectar desde a origem de um produto até ele chegar ao consumidor, resultando em um sistema completo de informação da condução da produção e comercialização.

As regulamentações sobre rastreabilidade foram feitas pelo Ministério da Agricultura juntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para as culturas de citros, maça, uva, batata, alface, repolho, tomate e pepino, a obrigatoriedade da rastreabilidade já vigora desde o dia 1º de agosto de 2019, do produtor ao varejo.

Para os demais produtos – melão, morango, coco, goiaba, caqui, mamão, banana, manga, cenoura, batata doce, beterraba, cebola, alho, couve, agrião, almeirão, brócolis, chicória, couve-flor, pimentão, abóbora e abobrinha -, a rastreabilidade é obrigatória a partir da comercialização, ou seja, o produtor ainda não precisa confeccionar o caderno de campo. No entanto, os comerciantes e os produtores desse grupo de culturas já devem estar em conformidade com a Instrução Normativa Conjunta n.º 2 (fev/2018), que exige o controle e identificação de onde veio o produto e para onde esta indo.

SERVIÇO

Palestra Rastreabilidade no Campo

Quando? 11/11/2019

Horário: 14h às 18h

Local: Parque do Morango “Duílio Maziero”- Campo dos Aleixos – Jarinu/SP

Informações (11) 4016-3843

Entrada gratuita