,

Secretaria de Desenvolvimento Social faz intervenções nas escolas municipais e estaduais para conscientização contra o Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Jarinu, realizou nas últimas semanas, 27 intervenções nas escolas municipais e estaduais, desenvolvendo o tema Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes, através de uma palestra interativa, leve e lúdica, com apoio metodológico de fantoches.

Segundo a secretária de Assistência Social, Fabiana Garutti, o objetivo da palestra foi de levar informações para as crianças e para os adolescentes sobre o tema proposto. “Discutimos o que é abuso e violência, quais os tipos de violência existem, já que muitos pensam que abuso é quando chega aos fatos. Procuramos mostrar que a vítima nunca é culpada e quais os serviços existentes no município que promovem a prevenção e o combate à violência”.

A Secretária também explicou que todas as palestras contaram com a participação da Direção e Coordenação das Unidades Escolares, e algumas delas foram feitas autorizações permitindo, através da assinatura do responsável, a participação do aluno.

“Mostramos a quem as crianças e o adolescente tem que pedir ajuda, de forma clara, com conteúdo totalmente pedagógico, utilizando fantoches, respeitando a faixa etária de cada aluno, principalmente nas escolas municipais. Em nenhuma palestra utilizamos termos impróprios aos alunos. As psicólogas são preparadas para lidarem com a situação, por isso o resultado foi positivo”, esclareceu Fabiana Garutti.

De forma lúdica o tema é abordado pela Tia Margarida, com a ajuda do Guto, sua amiga Luiza e o professor Ferdinando. Numa mistura de fantasia e muita ludicidade as crianças aprendem, se divertem e auxiliam os personagens na resolução de conflitos, após a palestra as crianças, que quiseram, puderam participar do “cantinho do segredo secreto”, com o intuito de acolher e sanar todas as dúvidas da criançada.