Secretaria de Saúde convoca para Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Secretaria de Saúde de Jarinu convoca para Campanha de Vacinação contra o Sarampo

O Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Jarinu, convoca toda população, dentro de cada faixa etária, para a 2ª fase de imunização contra o Sarampo 2020. A Campanha termina no dia 31 de agosto.

Nesta fase serão vacinados a população da faixa etária entre seis meses aos 29 anos de idade, e a vacinação para este grupo é seletiva, ou seja, somente serão vacinados aqueles que têm uma ou nenhuma dose da vacina. Já para o público dos 30 aos 49 anos de idade todos deverão ser vacinados.

DRIVE THRU DA VACINA

No dia 29 de agosto, das 09h às 16h, haverá mais um dia de vacinação no formato drive-thru, na Praça da Matriz, para as pessoas com idade entre 30 e 49 anos.

Durante a semana as vacinações ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde, das 08h às 11h e das 13h às 16h. É necessário apresentar a caderneta de vacinação ou documento com foto.

META

Até o fechamento desta edição 790 doses já foram aplicadas pela equipe de vacinação. A meta é 95% de engajamento para todas as faixas etárias, porém o objetivo desta campanha é atingir o público entre 30 e 49 anos, estimado em 7 mil pessoas.

O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da Covid-19 em evidência no país. O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada. A vacinação contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde para interromper a transmissão e eliminar a circulação do vírus no Brasil.

Informações

Telefone (11) 4016-8100 – Sala de Vacinas.