Secretarias

A Prefeitura de Jarinu possui as suas secretarias e pastas de governo que buscam o desenvolvimento continuo da cidade, conheça a seguir:

Administração

adminsitracao@jarinu.sp.gov.br

Prefeitura de Jarinu volta a realizar pregões presenciais

Após as limitações impostas pela Fase Vermelha e Emergencial do Plano SP contra a COVID-19 e devido ao atual avanço para fase menos restritiva, a Prefeitura de Jarinu retomou os pregões presenciais no Setor de Compras. Nesta sexta-feira…
, ,

Fase Emergencial: confira como funcionam os setores da Prefeitura de Jarinu

Em virtude da fase emergencial determinada pelo Governo de São Paulo para o enfrentamento à pandemia de coronavírus, novas medidas de restrição de circulação de pessoas são adotadas do dia 15 ao dia 30 de março. O atendimento presencial…

Nota Oficial sobre 13º salário - Secretaria Mun. de Administração Geral

A Prefeitura Municipal de Jarinu, através da Secretaria Municipal de Administração Geral, vem por meio desta Nota Oficial informar sobre o pagamento do 13º salário dos servidores. Desde 2017 quando foi dada a posse do Governo foi encontrado…

CEJUSC JARINU UTILIZA TECNOLOGIA PARA ATENDIMENTO AO PÚBLICO DURANTE PANDEMIA DA COVID-19

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Cejusc – Centro Judiciário de Soluções de Conflito, de Jarinu, passou a atender remotamente o público jarinuense. Prestes a completar 1 ano e 7 meses o Cejusc contabilizou, até Março de 2020,…
,

Feira livre volta neste sábado, 01 de agosto, após quase cinco meses fechada!

A  Secretaria de Administração Geral, informou que a Feira Livre, localizada atrás da Praça da Matriz, volta a funcionar normalmente a partir desde sábado, dia 01 de agosto, das 07h às 13h, após reunião realizada na segunda, dia 27,…

Agricultura e Meio Ambiente

agricultura@jarinu.sp.gov.br
meioambiente@jarinu.sp.gov.br

Planos Municipais de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico

Princípios da Lei Nacional de Saneamento Básico:

Considerando-se a Lei 11.445/07 (Art. 2º) os serviços públicos de saneamento básicos serão prestados com base nos seguintes princípios fundamentais:

a) Universalização do acesso;

b) Integralidade, compreendida como o conjunto de todas as atividades e componentes de cada um dos diversos serviços de saneamento básico, propiciando à população o acesso na conformidade de suas necessidades e maximizando a eficácia das ações e resultados;

c) Abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente;

d) Disponibilidade, em todas as áreas urbanas, de serviços de drenagem e de manejo das águas pluviais adequados à saúde pública e à segurança da vida e do patrimônio público e privado;

e) Adoção de métodos, técnicas e processos que considerem as peculiaridades locais e regionais;

f) Articulação com as políticas de desenvolvimento urbano e regional, de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde e outras de relevante interesse social voltada para a melhoria da qualidade de vida, para as quais o saneamento básico seja fator determinante;

g) Eficiência e sustentabilidade econômica;

h) Utilização de tecnologias apropriadas, considerando a capacidade de pagamento dos usuários e a adoção de soluções graduais e progressivas;

i) Transparência das ações, baseada em sistemas de informações e processos decisórios institucionalizados;

j) Controle social;

k) Segurança, qualidade e regularidade;

l) Integração das infraestruturas e serviços com a gestão eficiente dos recursos hídricos.

Princípios da Política de Resíduos Sólidos:

O tema relativo aos resíduos sólidos é atual e de grande interesse e relevância aos Municípios brasileiros, sobretudo após a edição da tão esperada Lei federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2.010, que “Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. O art. 6º, da Lei nº 12.305/10, estabelece os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que são:

a) princípio da prevenção e da precaução – contido no art. 225, § 1°, da Constituição Federal, que impõe uma série de condutas, ao Poder Público, no sentido de prevenir a ocorrência de danos ambientais. O princípio é também verificado no art. 2º, da Lei Federal nº 6.938, de 31 de agosto de 1.981, que é a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, que cuida da preservação do meio ambiente, e condutas de precaução para evitar a ocorrência de dano ambiental. Com efeito, o dano ambiental em geral possui as características da irreparabilidade e da irreversibilidade, e, diante disso, a preocupação da lei é a de prevenir que danos ambientais sejam sequer causados.

b) Princípio do poluidor-pagador e do protetor-recebedor – dois princípios da mais absoluta relevância em matéria ambiental. O princípio do poluidor pagador tem como primordial objetivo imputar ao poluidor o custo financeiro pela poluição que ele tiver causado ao meio ambiente, ou seja, à ação de poluir, cabe sempre e invariavelmente uma devida e necessária reação, que é o custo correspondente ao dano causado. Em contraposição ao princípio do poluidor-pagador, existe o protetor-recebedor, segundo o qual aquele que protege o meio ambiente em benefício da coletividade – que é a titular do bem ambiental – deve receber como contraprestação uma compensação financeira como incentivo ao serviço prestado. Trata-se de remuneração indireta pelo serviço ambiental prestado. Tal remuneração em geral é concedida através de redução de alíquotas de IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, isenção de ITR – Imposto Territorial Rural, ou redução de alíquotas de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. No caso do ICMS a compensação já foi denominada de ICMS Ecológico ou ICMS Verde.

c) Princípio da visão sistêmica na gestão dos resíduos sólidos, e que considere as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica, e de saúde pública – ou seja, na gestão dos resíduos sólidos, as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública são analisadas como um todo, de modo abrangente, e conjunto. Considera-se o ambiente macro, levando-se em consideração todos os fatores citados pelo dispositivo legal de forma conjunta. É uma visão multidisciplinar dos fatores que envolvem os resíduos sólidos, ao contrário de se analisar cada variável isoladamente.

d) Princípio do desenvolvimento sustentável – esse princípio é aludido em diversos momentos da Lei nº 12.305/10, que prega à sociedade a obrigatoriedade da coleta seletiva, e da reciclagem de resíduos, incluindo, ainda, a produção de embalagens que devem propiciar a reciclagem e reutilização (art. 32). O desenvolvimento sustentável é, como se pode ler do texto legal, a grande preocupação da atualidade, e tema de grande destaque.

e) Princípio da ecoeficiência, mediante a compatibilização entre o fornecimento, a preços competitivos, de bens e serviços qualificados que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida e a redução do impacto ambiental e do consumo de recursos naturais a um nível, no mínimo, equivalente à capacidade de sustentação estimada do planeta – decorre do princípio do consumo sustentável. Trata da necessidade de produção de produtos que atendam ao princípio da sadia qualidade de vida, e, ao mesmo tempo, permitam a redução do impacto ambiental causado pelo consumo.

f) Princípio da cooperação entre as diferentes esferas do poder público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade – conforme é cediço em direito, o meio ambiente constitui direito difuso, de toda a coletividade, e, nesse sentido, todos – Poder Público, entidades particulares e segmentos da sociedade – precisam unir-se em prol do meio ambiente, e, no caso dos resíduos sólidos, para que a gestão, o gerenciamento, o manuseio, e o aterramento dos resíduos ocorram estritamente dentro das exigências estipuladas na Lei federal nº 12.305/10, e com o mínimo de impacto ao meio ambiente.

g) Princípio da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos – tal princípio envolve cadeias produtivas, Poder Público, e a coletividade titular do bem ambiental, todos unidos no sentido de produzir e destinar corretamente os resíduos, com a finalidade de reduzir o impacto ambiental.

h) Princípio de reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania – está aí evidenciada a preocupação da lei com a coleta seletiva e com a reciclagem de resíduos. Tais resíduos precisam ser separados mediante a denominada coleta seletiva – coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição, nos termos do art. 3º, V, da Lei nº 12.305/10 –, que deve ser implementada pelo Poder Público nos termos da Lei federal, com valorização dos catadores como categoria profissional. A preocupação da Lei é também com a produção de embalagens que devem ser fabricadas com materiais que propiciem a reutilização ou a reciclagem, conforme reza o art. 32, da Lei nº 12.305/10.

i) Princípio do respeito às diversidades locais e regionais – as competências locais e regionais sobre resíduos sólidos devem ser observadas nos termos da Constituição Federal. A União, os Estados o Distrito Federal têm competência concorrente para legislar sobre o tema, nos termos do art. 24, inc. VI, da Constituição Federal, sendo que inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercem competência plena para atender às suas peculiaridades, nos termos do art. 24, § 3º, da Constituição Federal. E, ainda, cabe aos Municípios suplementar a legislação federal e estadual no que couber nos temos do art. 30, II, da Constituição Federal.

j) Princípio do direito da sociedade à informação e ao controle social – o princípio da informação ambiental, também chamado da educação ambiental é um dos mais antigos e mais importantes princípios de direito ambiental. Ele já constava da Carta de Belgrado, escrita em 1.975, por vinte especialistas em educação ambiental, e que dizia que a meta da educação ambiental é desenvolver um cidadão consciente sobre o meio ambiente. Após, o princípio também foi abordado pelo Princípio 19, da Declaração de Estocolmo sobre o Meio Ambiente, em 1.972.

k) Princípio da razoabilidade e da proporcionalidade – é o princípio que determina a proibição de excesso, devendo ser sempre levada em conta a extensão do dano e o prejuízo sofrido pelo meio ambiente. A razoabilidade e a proporcionalidade devem sempre pautar e alicerçar os atos e as decisões administrativas e judiciais, porque servem como moderadores para que abusos sejam evitados.

Demais legislações:

Pode-se destacar ainda da Lei 11.445/07: “Art. 9. São responsabilidades dos titulares dos serviços:

a) Elaborar os planos de saneamento básico, nos termos desta Lei;

b) Prestar diretamente ou autorizar a delegação dos serviços e definir o ente responsável pela sua regulação e fiscalização, bem como os procedimentos de sua atuação;

c) Adotar parâmetros para a garantia do atendimento essencial à saúde pública, inclusive quanto ao volume mínimo “per capita” de água para abastecimento público observado as normas nacionais relativas à potabilidade da água;

d) Fixar os direitos e os deveres dos usuários;

e) Estabelecer mecanismos de controle social, nos termos do inciso IV do caput do art. 3º desta Lei;

f) Estabelecer sistema de informações sobre os serviços, articulado com o Sistema Nacional de Informações em Saneamento;

g) “Intervir e retomar a operação dos serviços delegados, por indicação da entidade reguladora, nos casos e condições previstos em lei e nos documentos contratuais”.

É IMPORTANTE INFORMAR QUE OS PLANOS MUNICIPAIS SOMENTE SERÃO APROVADOS MEDIANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA COM DATA A SER ESTABELECIDA.

Maiores informações: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente meioambiente@jarinu.sp.gov.br Tel. (11) 4016 3843

Prefeitura de Jarinu e SEBRAE abrem inscrições de curso gratuito para Agronegócio

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o SEBRAE, está com inscrições abertas para o curso gratuito de Empreendedorismo e Gestão: as ferramentas necessárias para seu Agronegócio. O curso será nos dias 06, 13, 20…

Prefeitura de Jarinu e SEBRAE apresentam curso para Agronegócio

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o SEBRAE, apresenta, na próxima segunda-feira (21), o Curso de Empreendedorismo e Gestão: as ferramentas necessárias para seu Agronegócio. Os interessados poderão comparecer…
,

Prefeitura de Jarinu treina GMs para identificarem infrações contra o Meio Ambiente

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, realizou nos dias 07 e 14 de junho, o curso preparatório para os guardas civis municipais sobre infrações ambientais em Jarinu. Este treinamento…

Semana do Meio Ambiente começa com pedalada e caminhada

A Prefeitura de Jarinu promoveu, no último final de semana, atividades de conscientização pela Semana do Meio Ambiente. No sábado (29), um passeio ciclístico percorreu 38 km, da Praça da Matriz até a Praça do Campo Largo, passando…

Prefeitura de Jarinu promove a Semana do Meio Ambiente 2021

A programação, de 29 de maio a 02 de junho, visa provocar reflexões e buscar soluções para os inúmeros desafios do município no que tange o Meio Ambiente e o descarte de resíduos, além de enaltecer as áreas verdes de Jarinu com atividades…
,

Prefeitura de Jarinu apoia selo Brasil Certificado da EMBRAPA

A Prefeitura de Jarinu reforçou a parceira com a EMBRAPA no evento de lançamento da série de quatro vídeos sobre o morango Brasil Certificado. Jarinu é um dos destaques na produção nacional de morango e conta com a dedicação da pesquisadora…

Assistência e Desenvolvimento Social

desenvolvimento.social@jarinu.sp.gov.br

,

Prefeitura de Jarinu lança temporada de cursos profissionalizantes gratuitos

A partir de agosto, novos cursos profissionalizantes serão ministrados de forma gratuita para moradores de Jarinu. A temporada de cursos se estende até dezembro, com abertura de novas turmas e opções de cursos todos os meses. A parceria…

Famílias vulneráveis que perderam parentes para a COVID-19 receberão auxílio

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, aderiu ao programa SP Acolhe, que oferece auxílio mensal de R$ 300 a famílias vulneráveis que perderam ao menos um integrante do núcleo…

Cubra de Amor: Prefeitura de Jarinu e Centro Empresarial juntos na campanha do agasalho

O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Centro Empresarial, disponibilizou oito caixas da Campanha Cubra de Amor em pontos estratégicos do aglomerado de empresas, como refeitórios e portarias. Na ação, que faz parte do “Junho…
,

Grendacc e Prefeitura de Jarinu ampliam termo de cooperação para atendimentos

Na última quarta-feira (02), a Prefeitura de Jarinu e o Grendacc (Grupo em Defesa à Criança com Câncer) assinaram um termo de cooperação técnica e financeira, que amplia a gama de atendimentos e serviços à disposição dos moradores…

Prefeitura de Jarinu e Sebrae oferecem aulas gratuitas para mulheres empreendedoras

O projeto SEBRAE DELAS, parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, irá ministrar três aulas gratuitas e on-line para moradoras de Jarinu que querem empreender ou já são empreendedoras. As aulas serão sempre das…

Abertos novos cursos para empreendedores com parceria da Prefeitura de Jarinu e Sebrae

A parceria entre a Prefeitura de Jarinu e o Sebrae traz dois novos cursos on-line e gratuitos via Empreenda Rápido Técnico, ministrados pelo Senac. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário referente…

Assuntos Jurídicos

secretaria.juridico@jarinu.sp.gov.br

Prefeitura de Jarinu e Procon oferecem consultoria gratuita para endividados

O Procon de Jarinu, conveniado à Fundação Procon-SP, por meio do Programa de Apoio ao Superendividado - PAS, está agendando consultas individuais para auxilio às pessoas físicas em dificuldades financeiras e superendividamento. Com…
,

Servidores imunizados contra COVID-19 retornam presencialmente ao trabalho

A Prefeitura de Jarinu, por meio de Decreto Municipal nº 3.146 de 02 de junho de 2021, comunica que os servidores públicos em teletrabalho devido às implicações do Decreto Municipal nº 3.129 de 8 de março de 2021, após 15 dias do recebimento…

Procon de Jarinu divulga o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2020

O Procon Municipal de Jarinu, órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 44 da Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, vem a público divulgar o Cadastro de Reclamações Fundamentadas…

Procon Jarinu oferece cursos gratuitos da Escola Nacional de Defesa do Consumidor

O Procon Jarinu, via Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), anuncia inscrições abertas para diversos cursos gratuitos e com certificado da Universidade de Brasília (UnB). Serão oferecidos 16 cursos pela plataforma, como “Planejar…

Procon oferece palestras on-line para orientar consumidores

Com intuito de promover a informação e educação sobre os direitos do consumidor, o Procon oferece, com apoio da Prefeitura de Jarinu, quatro palestras gratuitas e on-line por meio da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor. As palestras…

Anúncios de cursos gratuitos no Facebook NÃO são da Prefeitura de Jarinu

Anúncios de cursos gratuitos publicados na seção "Marketplace", do Facebook, utilizam a imagem da fachada da Prefeitura de Jarinu, mas NÃO são ofertados pela administração. A Prefeitura reforça que não está ofertando nenhum tipo…

Assuntos Parlamentares

Cultura, Turismo e Lazer

secretaria.turismoecultura@jarinu.sp.gov.br
turismo@jarinu.sp.gov.br

Localização

Rua Independência, 111 Centro
Jarinu – São Paulo – CEP: 13.240-000
Telefone: (11) 4016-4611

Prefeitura de Jarinu e Sebrae lançam programação de lives para Setor do Turismo

Diante do atual momento para o setor de turismo e visando unir forças e preparar a retomada das atividades, o Sebrae e a Prefeitura de Jarinu apresentam o Programa Sebrae de Turismo. Serão dois dias de programação on-line ao vivo para…

Prefeitura de Jarinu é premiada no Estado de São Paulo por apoio à Cultura

A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Jarinu recebeu o prêmio “Juntos Pela Cultura 2021”, entregue pelo Governo do Estado de São Paulo. Como reflexo das políticas públicas culturais oferecidas pela Prefeitura de Jarinu, dois…

Inscrições abertas para Oficinas Culturais gratuitas de Julho e Agosto

O Programa de Formação para o Interior, realizado pela POIESIS, Oficinas Culturais e Governo de São Paulo, com parceria da Prefeitura de Jarinu, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, está com as inscrições abertas para as…

Prefeitura de Jarinu realiza conversa on-line com artistas da cidade

Nesta quarta-feira (30), às 17h, a Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer promove um encontro virtual com os artistas de Jarinu. A reunião abordará projetos culturais e será conduzida pelo Executivo da Solução – Gestão de Negócios…

Prefeitura de Jarinu cria banco de dados on-line para Artistas e Centros Culturais

Visando mapear os artistas e espaços culturais de Jarinu, a Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer abriu um cadastramento on-line no site da Prefeitura de Jarinu. O banco de dados atualizado irá permitir o contato direto entre secretaria,…

Oficina de Projetos Culturais Para ProAC tem vagas abertas

Gerenciado pela Poiesis Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo com parceria da Prefeitura de Jarinu, por meio da Secretaria de Cultura,…

Educação

secretaria.educacao@jarinu.sp.gov.br
educacao@jarinu.sp.gov.br

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

  1. Edital de Chamamento PME -> clique para abrir
  2. Avaliação do Plano Municipal de Educação -> clique para abrir

Auxílio universitários

É obrigação do Estudante (ensino médio técnico, técnico, universitário) a leitura completa do Edital ou Termo de Orientação para que não seja alegado desconhecimento.

  1. Lei n.º 1926 de 09 de agosto de 2013 -> download
  2. Ficha de INSCRIÇÃO ou Recadastro -> download
  3. Declaração de  terceiros -> download
  4. Atestado comprovação de frequência -> download

Telefones e endereço das escolas e creches

CRECHE "ANTONIO PINTOR GALDEANO"

PRAÇA MAXIMINO PINTOR PELEGRINO, 01 – CAMPO LARGO
(11)4017-5451

CRECHE "ESCOLÁSTICA SOARES"

AVENIDA MILTON VIANA, 900 -. VILA PRIMAVERA
(11)4016-5640

CRECHE "GILBERTO FRANCISCO CONTESINI"

AVENIDA TICIANO, 333 – NOVA TRIESTE
(11)4016-5655

“ANEXO” DA CRECHE “GILBERTO FRANCISCO CONTESINI"

RUA LUCA, 650 – NOVA TRIESTE
(11)4016-4887-3354 ou 4016-3355 (anexo)

CRECHE "MARIA AUGUSTA SILVEIRA ZANONI"

RUA ALICE AMORIM GONÇALVES, 55 – JARDIM SAÚDE
(11)4016-4021

CRECHE "MARIA RODRIGUES NAVARRO"

AVENIDA JOSE, SN – MARACANÃ
(11)4016-4666

CRECHE "SANDRO TEIXEIRA GARUTTI"

RUA DAS ROSAS AMARELAS, 111 –ROSEIRAL
(11)4017-5621

EMEI "JACINTHO LUCIO DO PRADO"

FRANCISCO DAMASIO DE OLIVEIRA, SN – JARDIM SAÚDE
(11)4016-3766

NEI "ÉLCIO DONIZETI SPINASSI"

AVENIDA TORRICELLI, 300 – NOVA TRIESTE
(11)4016-3768

EMEF "GOVERNADOR MARIO COVAS JUNIOR"

RUA ALICE AMORIM GONÇALVES, 35 – JARDIM SAÚDE
(11)4016-3044

EMEF "MARIA HELENA MESSIAS"

AVENIDA JOSE, 390 – MARACANÃ
(11)4016-4052

EMEF "PEDRO FERRARA"

RUA ONZE, 81 – VILA PRIMAVERA
(11)4016-1911

EMEF "PREFEITO JULIO SQUIZATTO"

RUA SEBASTIÃO BUENO DA CUNHA FILHO, 20 – CAMPO LARGO
(11)4017-5451

EMEF "PROF DIRNEY JOSE ROSSI"

RUA TURIM, 651 – NOVA TRIESTE
(11)4016-3502

EMEF "PROF MARIA DE LOURDES NEGRI DE OLIVEIRA"

RUA JOÃO BAPTISTA PARISE, SN – JOSÉ DE LIMA
(11)4887-1327

“ANEXO” DA EMEF “PROF. MARIA DE LOURDES NEGRI DE OLIVEIRA”

RUA MIGUEL SIQUEIRA BUENO, 210 – JOSÉ DE LIMA
(11)4887-1327

EMEF "ORIELA MARIA PISONI GARCIA", antiga EMEF BAIRRO DO MARACANÃ

ESTRADA MUNICIPAL MANOEL GEREZ NAVARRO, SN – MARACANÃ
(11)4017-5301

EMEF "DURVALINA BROSSI PAULETTO"

ESTRADA MUNICIPAL JOÃO GEREZ PERES, SN – ÁGUA PRETA
(11)4887-1559

EMEF "FIORAVANTE DORATIOTTO"

EST. MUNIC. NATAL LORENCINI, S/N – PITANGAL
(11)4016-1028

EMEF "JUVENAL DE SOUZA"

ESTRADA MUNICIPAL ALBERTO TOFANIN, SN – PONTE ALTA
(11)4016-1026

EMEF "RODOLFO SORANZ"

ESTRADA MUNICIPAL ANTONIO VINCENZI, 101 – PINHAL
(11)4016-6256

EE JERÔNIMO DE CAMARGO - EF/EM

RUA ANTENOR SOARES GANDRA, 201 – CENTRO
(11) 4016-4345 / 4016-4874

EE DUÍLIO MAZIERO - EF/EM

RUA JARINU, 175 – JARDIM MORADA ALTA
(11) 4016-1365 / 4016-5405

EE ORLANDO MAURÍCIO ZAMBOTTO - EF/EM - EJA-M

RUA JOSÉ EDUARDO S/Nº – MARACANÃ – CEP 13240-000
(11) 4016-4011 / 4185

EE ZULMIRO ALVES DE SIQUEIRA - EF/EM

ESTRADA MUNICIPAL PEDRO FERRARA – 141 – CAMPO DOS ALEIXOS
(11) 4016-4010 / 4016-1428

Educação de Jarinu economiza R$ 14 mil/mês com mudança de prédio

A Secretaria de Educação reformulou a estrutura organizacional dos prédios públicos e alugados, centralizando em apenas um lugar vários setores, o que possibilita uma economia de mais de R$ 165 mil reais por ano. O novo prédio, na Rua…
,

Profissionais da Educação de Jarinu recebem primeira dose da Pfizer contra COVID-19

Nesta segunda-feira (14), mais de 350 profissionais da Educação foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a COVID-19 da fabricante Pfizer. Com o "dia D" da Vacinação da Educação, todos os profissionais da área cadastrados…

Educação cria o Grupo de Estudo e Apoio Pedagógico para alunos em defasagem

A Secretaria de Educação instituiu o GEAPE - Grupo de Estudo e Apoio Pedagógico, de acordo com a resolução nº01 de 25 de maio de 2021, visando o acompanhamento de alunos não alfabéticos, em defasagem educacional ou em situação de vulnerabilidade…

Prefeitura de Jarinu e Etec abrem curso inédito de Logística na EMEF Mário Covas

Após análise das opções de cursos realizados pelo Centro Paula Souza e considerando o polo empresarial de Jarinu, a Secretaria de Educação optou, para o 2º semestre de 2021, pela formação em técnico de logística, ofertando uma opção…

Prefeitura de Jarinu retoma atendimento presencial no CAEE, agora em novo prédio

Após mudança de endereço e implantação de rigorosos protocolos de segurança sanitária, a Secretaria de Educação está gradativamente retomando os atendimentos presenciais no Centro de Atendimento Educacional Especializado. No CAEE,…
,

Mais de 300 profissionais da Educação de Jarinu devem ser vacinados até sexta (16)

A primeira etapa de vacinação dos profissionais da educação, que começou na segunda-feira (12), prossegue até esta sexta-feira (16). Serão imunizados os profissionais, com 47 anos ou mais, que atuem nas escolas com funções como secretários,…

Esportes

secretaria.esportes@jarinu.sp.gov.br

Localização

Ginásio Municipal de Esportes Jairo Lorencini
Avenida José Mauro Soranz., 120 – Centro – Jarinu – São Paulo – CEP: 13.240-000
Telefone: (11) 4016-3232

Adminitrativo

Parque Orestes Lorencini – ao lado da APAE – Esplanada do Carmo

Prefeitura de Jarinu leva Zumba e Funcional para os bairros

A partir desta segunda-feira (19), os moradores dos bairros Maracanã e Trieste poderão fazer aulas de Zumba e Funcional sem precisar se deslocarem até o Ginásio de Esportes. O projeto de descentralização das atividades esportivas oferecidas…

Aulas presenciais esportivas são retomadas parcialmente em Jarinu

A Secretaria de Esportes retoma, nesta segunda-feira (22), algumas aulas presenciais respeitando todas as medidas de segurança contra a COVID-19. De acordo com as regras da Fase Amarela do Plano São Paulo, os alunos deverão utilizar máscara,…

Superação e vontade de vencer leva Carlos Henrique ao pódio no Rio de Janeiro

Atleta do Jiu Jitsu levou medalha de outro no AJP Tour Rio de Janeiro Muito mais do que levar uma medalha para casa é superar as barreiras, sabendo que – por trás de cada uma delas – existem muitas histórias a serem descobertas e contadas.…

Sempre Tem FC e Torcida Fúria promovem campanha de doação de cestas básicas em Jarinu

Prestes a completar nove anos de fundação o time Sempre Tem FC, juntamente com a Torcida Fúria Rubro Negra, promoveram, na última semana de julho, a entrega de mais 50 cestas básicas que foram entregues as famílias em situação de vulnerabilidade,…
Ginásio “Jairo Lorencini”, é inaugurado após reforma e revitalização

Ginásio “Jairo Lorencini”, é inaugurado após reforma e revitalização

A Prefeitura de Jarinu, através da Secretaria de Obras e Urbanismo, juntamente com a Secretaria de Esportes, inaugurou na noite da terça-feira, dia 30 de Junho, a reforma e revitalização do Ginásio de Esportes “Jairo Lorencini”. O evento…
,

Prefeitura conclui obras do Ginásio de Esportes “Jairo Lorencini”

A Secretaria de Obras e Urbanismo, juntamente com Secretaria de Esportes, da Prefeitura de Jarinu, informaram que as obras de reforma e revitalização do Ginásio de Esportes “Jairo Lorencini” foram concluídas. De acordo com a Prefeita…

Finanças

secretaria.financas@jarinu.sp.gov.br

Um pouco sobre:

A Secretaria Municipal de Finanças tem a missão de executar as administrações tributária e financeira, além da administração da dívida pública, da contabilidade, do controle interno e dos estímulos fiscais.

CÓDIGO DE POSTURA – baixe aqui

Localização

Praça Francisco Alves de Siqueira Jr., 111 – Jardim da Saúde
Jarinu – São Paulo – CEP: 13.240-000
Telefone: (11) 4016-8200

IPTU

Solicitação de 2ª via e informações

iptu@jarinu.sp.gov.br

FISCALIZAÇÃO

NFe – DEISS – eCidadão e informações

fiscalizacao@jarinu.sp.gov.br

POSTURAS

Denúncias e informações

posturas@jarinu.sp.gov.br

TRIBUTOS

Alvará e ISS – solicitação de 2ª via e informações

tributos@jarinu.sp.gov.br

Plantões das Farmácias de Jarinu 2020

Novo prazo: cota única do IPTU com desconto vence 20 de maio

Quem ainda não pagou o IPTU 2021 pode aproveitar a prorrogação dos prazos de vencimento para regularizar a situação do imposto deste ano. O pagamento do IPTU 2021 poderá ser efetuado por meio de cota única, com 10% de desconto, até…

Chama no Zap: Finanças de Jarinu lança canal de dúvidas sobre IPTU via WhatsApp

A Prefeitura de Jarinu, visando ampliar os canais de comunicação com a população, implementou um número de telefone exclusivo para tirar dúvidas sobre o IPTU. Diante das restrições do Plano São Paulo, que impedem atendimento presencial…
,

Prefeitura de Jarinu prorroga pagamento de IPTU e Alvará sem multa e juros

Em razão da crise econômica decorrente da pandemia da COVID-19, a Prefeitura de Jarinu prorrogou o prazo de vencimento de tributos. O pagamento do IPTU 2021 poderá ser efetuado por meio de cota única, com 10% de desconto, até dia 20…
,

Secretaria de Finanças realiza Audiência Pública do 3º Quadrimestre de 2020

A Secretaria de Finanças apresenta, na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, às 9h, em Audiência Pública, as Metas do 3º Quadrimestre de 2020, conforme Art. 9º, § 4º da Lei complementar nº 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal). A apresentação…

2ª parcela antecipada: servidores recebem salários de dezembro

Nesta quinta-feira (11), a Prefeitura de Jarinu realizou o depósito da 2ª parcela referente às pendências do ano de 2020, de acordo com o Plano de Pagamento de Débitos aos funcionários públicos. A antecipação foi possível mediante…

Carnês de IPTU começam a ser distribuídos

A Prefeitura de Jarinu já iniciou o envio dos carnês de IPTU para a residência dos munícipes, via Correios. Os carnês de IPTU já estão disponíveis também para os proprietários dos imóveis que anualmente retiram o impresso na sede…

Gabinete da Prefeita

Informações: gabinete@jarinu.sp.gov.br

Prestação de Contas: 100 dias da Gestão 2021/2024

Após 100 dias de trabalho no primeiro ano da gestão 2021/2024, a Prefeitura de Jarinu, visando transparência e prestação de contas, destaca das ações realizadas até este dia 10 de abril.   Governo, Finanças e Administração -…

Prefeitura entrará em recesso a partir de 21 de dezembro

Algumas repartições permanecerão fechadas A Prefeitura de Jarinu (Paço Municipal) entrará em recesso a partir do dia 21 de dezembro, conforme Decreto Municipal n.º 3114 de 02 de dezembro de 2020. As repartições essenciais, como serviços…

Prefeitura inicia instalação de luminárias na Santo Gastaldi

A Prefeitura de Jarinu começou a na manhã da sexta-feira, dia 14, a implantação de novas luminárias na Avenida Santo Gastaldi, que liga a Rodovia Edgard Máximo Zambotto até a Vila Primavera. De acordo com a  Prefeita Eliane Lorencini,…
, ,

Decreto N.º 3079 DE 29/05/2020 - Define medidas necessárias para a retomada das atividades econômicas

Seguindo o Decreto n.º 64.994, de 28 de Maio de 2020, a que se refere o Plano de Retomada e a flexibilização de alguns segmentos, a Prefeitura de Jarinu Decreta: CLIQUE PARA ABRIR O DECRETO N. 3079 DE 29 05 2020 “DEFINE AS MEDIDAS…
, ,

Health Quality faz doação para Saúde de Jarinu

Em parceria, 3M também realizou doação Acompanhada do secretário de Saúde, Antenor Gonçalves, a Prefeita Eliane Lorencini visitou as instalações da empresa jarinuense Health Quality, localizada no bairro Bom Retiro, para receber uma…

Obras e Urbanismo

secretaria.obras@jarinu.sp.gov.br
obras@jarinu.sp.gov.br

Um pouco sobre:

A Secretaria de Obras e Urbanismo trabalha com obras públicas, expedição de certidões e diversos outros assuntos.

Audiência Pública 25/03/19 - Health Quality - EIV

Certidão de Viabilidade – CLIQUE AQUI

Certidão de Viabilidade  – CLIQUE AQUI

Diversos

  • Alvará de Localização
  • Controle da Parte administrativa do Cemitério (Listagem, Taxas, Cadastramento).
  • Análise e Diretrizes para implantação de Loteamentos
  • Auxílio Técnico a outras Secretarias
  • Atendimento e esclarecimentos ao público (localização, documentação)

Expedição de Certidões

  • Diretrizes para Uso do Solo.
  • Medidas e Confrontações.
  • Endereço.

Obras Públicas

  • Elaboração de Projetos, Orçamentos, Cronogramas e demais peças necessárias para Licitação e Execução de Obras públicas.
  • Elaboração de Projetos, Orçamentos, Cronogramas e demais peças necessárias para Celebração de Convênio.
  • Acompanhamento e Fiscalização de Obras Públicas

Obras Particulares

  • Análise e Aprovação de Projeto e demais documentos, expedição de Alvará para Construção.
  • Fiscalização, Vistoria e expedição de Habite-se

Localização

Praça Francisco Alves de Siqueira Jr., 111 – Jardim da Saúde
Jarinu – São Paulo – CEP: 13.240-000
Telefone: (11) 4016-8200

Obras para pavimentação da Carlos Gomes e Pedro Contesini estão avançadas

Em vistoria as duas importantes obras para pavimentação, no município, a Prefeita Eliane Lorencini disse estar contente com os resultados e avanços nos trabalhos, pelas empresas que executam os projetos. “Como gestora pública e…

CARLOS GOMES ESTÁ QUASE PRONTA PARA RECEBER PAVIMENTAÇÃO

A Prefeitura de Jarinu divulgou na manhã desta sexta-feira, dia 31, que as ações que ocorrem na Avenida Carlos Gomes, para receber pavimentação, estão quase finalizadas. De acordo com a Secretaria de Obras e Urbanismo nesta etapa acontece…
,

4ª etapa da revisão do Plano Diretor de Jarinu já esta disponível

Revisão do Plano Diretor e elaboração da Lei de Parcelamento, Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo e do Plano de Mobilidade de Jarinu Desde 29 de julho de 2020, está disponível no site da Prefeitura Municipal, na aba lateral "Plano Diretor…
,

PREFEITURA EM AÇÃO: Seguimos realizando manutenções em vias não pavimentadas e obras no município

A Secretaria de Serviços Públicos e Transporte, da Prefeitura de Jarinu, esta ativa, prova disso são os trabalhos que realizam por todo o município de manutenção das vias não pavimentadas, estradas rurais e vicinais. Nesta semana,…

Prefeitura pavimenta mais duas etapas da Rua Firenze

A Secretaria de Obras e Urbanismo, da Prefeitura de Jarinu, finalizou, na terça-feira, dia 21, mais um trecho de pavimentação asfáltica na Rua Firenze, no bairro da Nova Trieste. De acordo com a Secretaria nesta etapa 856 metros quadrados…
,

Obras para pavimentação da Avenida Carlos Gomes estão aceleradas

A Prefeitura de Jarinu, através da Secretaria de Obras e Urbanismo, respondeu nessa semana a diversos questionamentos, entre eles sobre os trabalhos para pavimentação da Avenida Carlos Gomes. O engenheiro da Prefeitura, responsável pela…

Saúde

secretaria.saude@jarinu.sp.gov.br

Um pouco sobre:

A Secretaria Municipal da Saúde tem a atribuição de estabelecer as diretrizes da política de saúde do município, promovendo-a e editando medidas que previnam a ocorrência de doenças. Cabe à Secretaria a assistência médica, hospitalar e odontológica; a vigilância epidemiológica e sanitária; a promoção de programas de saúde escolar.

Localização

Rua João Pessoa, 560 – Vila Rica
Jarinu – São Paulo – CEP: 13.240-000
Telefone: (11) 4016-8113 – Administração

EMERGÊNCIA 192

Programa Saúde da Família

ESF Maracanã

esf.maracana@jarinu.sp.gov.br
(11)4016-1133

ESF Campo Largo

esf.campolargo@jarinu.sp.gov.br
(11)4017-5239

ESF Trieste

esf.trieste@jarinu.sp.gov.br
(11)4016-1211

ESF Vila Primavera

Avenida Milton Viana, 588 – Vila Primavera
Telefone (11) 4016-3081

Telefones Úteis

Unidade Mista de Saúde

allan.santos@jarinu.sp.gov.br
(11)4016-8100

Resgate

(11)4016-8111

Secretaria de Saúde

(11)4016-8105

Ambulatório Central - Recepção

(11)4016-8100

Odontologia

(11)4016-8122

Vigilância Sanitária

vigilancia@jarinu.sp.gov.br
(11)4016-5917

Vigilância Epidemiológica

ve@jarinu.sp.gov.br
(11)4016-5917

Vacina Garantida abre lista para moradores de Jarinu com 40 anos ou mais

O Vacina Garantida, programa de imunização contra a COVID-19, avançou para a segunda fase, ampliando para moradores de Jarinu com 40 anos ou mais. A criação do programa, pela Prefeitura de Jarinu, visa garantir que todos os moradores…

Prefeitura de Jarinu lança Fase 01 do Programa Vacina Garantida

Programa da Prefeitura de Jarinu vai garantir que todos os moradores que não se vacinaram contra a COVID-19 no período correspondente à sua faixa etária sejam imunizados com a primeira dose sem necessidade de agendamento. A primeira fase…

Prefeitura de Jarinu amplia vacinação contra Gripe para todos os públicos

A partir de segunda-feira (12), a vacinação contra a Influenza será expandida para toda a população acima de 6 meses, sem outras restrições por faixa etária ou grupos específicos. A aplicação da vacina contra a gripe será realizada…
,

Prefeitura de Jarinu realiza encontro intersetorial sobre Violência Doméstica

A Secretaria de Saúde e o Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde realizaram o segundo Encontro Intersetorial de Enfrentamento à Violência Doméstica, para tratar dos desafios da atuação na linha de cuidado às pessoas…

Trieste recebe a plenária local da 3ª Conferência Municipal de Saúde de Jarinu

O conselho do bairro Trieste para a 3ª Conferência Municipal de Saúde de Jarinu foi composto em plenária local realizada na última terça-feira (15), na EMEF Dirney José Rossi. A plenária local, conduzida pela Presidente do Conselho…
,

Profissionais da Educação de Jarinu recebem primeira dose da Pfizer contra COVID-19

Nesta segunda-feira (14), mais de 350 profissionais da Educação foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a COVID-19 da fabricante Pfizer. Com o "dia D" da Vacinação da Educação, todos os profissionais da área cadastrados…

Segurança Pública

secretaria.ssp@jarinu.sp.gov.br

Um pouco sobre:

A Secretaria Municipal de Segurança Pública é responsável por planejar, coordenar e supervisionar as atividades na área da segurança. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Localização

Avenida Dr. Antenor Soares Gandra, 755
Jarinu – São Paulo – CEP: 13.240-000
Telefone: (11) 4016-3860

Guarda Municipal

gcm.jarinu@jarinu.sp.gov.br
(11)4016-3099

Departamento de Trânsito

transito@jarinu.sp.gov.br
(11)4016-3860

Defesa Civil

(11)4016-3860
Com plantões aos sábados e domingos

Trânsito altera sentido de via e implanta novo ponto de ônibus no centro

O Departamento de Trânsito de Jarinu, visando adequar a mobilidade urbana ao novo trajeto da linha de ônibus municipal, irá realizar, a partir de 02 de agosto, a alteração de sentido da rua Sebastião Bueno Ferraz. A nova direção será…

Alistamento Militar é prorrogado até 31 de Agosto

O prazo para o alistamento militar de jovens que completam 18 anos em 2021 foi prorrogado até o dia 31 de agosto. O alistamento pode ser feito na Junta Militar, no prédio da Rodoviária de Jarinu, ou pela internet no site https://alistamento.eb.mil.br/ Para…
,

Prefeitura de Jarinu treina GMs para identificarem infrações contra o Meio Ambiente

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, realizou nos dias 07 e 14 de junho, o curso preparatório para os guardas civis municipais sobre infrações ambientais em Jarinu. Este treinamento…

GCM de Jarinu acaba com festa clandestina no bairro Ypê

No sábado (12), após denúncia, três equipes da Guarda Civil Municipal de Jarinu e a Vigilância Sanitária encerraram uma festa clandestina com 38 pessoas no Bairro Ypê, por volta das 22h30.   No local havia nove menores de…

Prefeitura de Jarinu compra 10 novos coletes à prova de balas para GCM

A Prefeitura de Jarinu realizou a compra de 10 coletes à prova de balas Nível III-A, renovando os Equipamentos de Proteção Individual antigos que estavam sendo usados nos últimos anos. Os guardas civis municipais de Jarinu agora contam…

Prefeitura de Jarinu inicia conversas com setor privado para monitoramento inteligente por câmeras

Visando criar uma central de monitoramento e garantir mais segurança para a população de Jarinu, a Secretaria de Segurança Pública estuda implantar câmeras em pontos estratégicos da cidade. Atualmente, a fase inicial trabalha com levantamento…

Serviços Públicos

servicos.municipais@jarinu.sp.gov.br

Um pouco sobre:

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos é responsável pela limpeza pública na cidade que inclui recolhimento de lixo domiciliar, capina, varrição e pintura de meios-fios – iluminação e de ruas e logradouros públicos e conservação dos cemitérios municipais.

Localização

,

 “Adote uma Praça”: prefeita regulamenta lei para empresas cuidarem de áreas públicas em Jarinu

Agora os espaços públicos de Jarinu poderão ser cuidados em parceria entre a Prefeitura e pessoas jurídicas, a partir da regulamentação da lei “Adote uma Praça”, assinada em 24 de março pela prefeita Débora Prado. O objetivo…
,

Ação integrada cuida da estrada Natal Lorencini que liga Jarinu a Jundiaí

Uma ação integrada envolvendo secretarias de Serviços Públicos, Segurança Pública, Agricultura e Meio Ambiente, Departamento de Trânsito e Defesa Civil vai cuidar do visual e segurança da Estrada Municipal Natal Lorencini, que liga Jarinu…

Serviços Públicos instala tubulação para águas pluviais em trecho da Avenida São Luiz

A Secretaria de Serviços Públicos e Transporte, da Prefeitura de Jarinu, instalou na quarta-feira, dia 05, aproximadamente 10 tubos para captação e escoamento de águas pluviais. A obra colocará fim no problema de entrada e saída de veículos…
,

4ª etapa da revisão do Plano Diretor de Jarinu já esta disponível

Revisão do Plano Diretor e elaboração da Lei de Parcelamento, Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo e do Plano de Mobilidade de Jarinu Desde 29 de julho de 2020, está disponível no site da Prefeitura Municipal, na aba lateral "Plano Diretor…
,

Obras para pavimentação da Avenida Carlos Gomes estão aceleradas

A Prefeitura de Jarinu, através da Secretaria de Obras e Urbanismo, respondeu nessa semana a diversos questionamentos, entre eles sobre os trabalhos para pavimentação da Avenida Carlos Gomes. O engenheiro da Prefeitura, responsável pela…

Manutenções em vias não pavimentadas avançam no município

A Secretaria de Serviços Públicos e Transporte, da Prefeitura de Jarinu, trabalha constantemente na manutenção das vias não pavimentadas, que chegam a 60% da área territorial do município, hoje com 207 quilômetros quadrados. Beto…