Senac Jundiaí fará a entrega do Plano Regional de Turismo do Circuito das Frutas na próxima sexta-feira dia 31/01

No próximo dia 31, sexta-feira, às 16h00 na Festa da Uva, o Senac Jundiaí fará a entrega do Plano Regional de Turismo.  Este trabalho deu início no dia 02 de agosto de 2018 quando foi assinado o termo de cooperação entre Senac Jundiaí e o Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Frutas e os representantes das cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo estiveram presente na assinatura do Termo de Cooperação.

 

O Programa Regionalização e Desenvolvimento do Turismo – Senac SP, foi criado em 2015 pelo Senac São Paulo e surge da experiência do Senac na participação da Região Turística Serra do Itaqueri onde atua desde 2010. A primeira etapa do programa é a realização do Plano Regional de Turismo e a segunda é a Mobilização de recursos para que as regiões possam implementar os seus projetos.

No novo cadastramento que consolidou o mapa turístico brasileiro existem 432 municípios cadastrados em 51 Regiões Turísticas, das quais o Senac desenvolve trabalho com 15 Regiões Turísticas do Estado de SP.

O Plano Regional de Turismo define as contribuições do setor para o desenvolvimento econômico social e cultural da região. Por ser o turismo um elemento importante de fomento à atividade econômica, é capaz de propiciar o desenvolvimento das regiões de forma sustentável e tem como insumos básicos os recursos naturais e culturais da região, os quais representam boas oportunidades a serem aproveitadas no contexto local e regional.

 

A organização do Plano Regional de Turismo segue uma estrutura lógica que interliga os diagnósticos, prognósticos, objetivos, resultados esperados e proposição de programas, projetos e ações. Agrega ainda, um conjunto de informações e dados que norteiam as ações compartilhadas de desenvolvimento turístico. Esse plano foi construído com a participação e envolvimento da comunidade do Circuito das Frutas: poder público e iniciativa privada de cada um dos municípios envolvidos e seus principais objetivos são:

 

  • Organizar o setor turístico nos municípios;
  • Dar diretrizes para o desenvolvimento turístico regional;
  • Melhorar da qualidade de vida da população;
  • Promover a união dos municípios para o Turismo Regional;
  • Promover o desenvolvimento dos municípios;
  • Promover geração de emprego e renda por meio da atividade turística.

 

Foram 15 meses de trabalho – de setembro de 2018 a dezembro de 2019, com um encontro mensal de 4 horas, repleto de desafios, discussões, definições e muito aprendizado. A cada encontro o conteúdo do plano foi trabalhado e validado pelo grupo participante. “O Circuito das Frutas definiu diretrizes e ações para os próximos 8 anos, e isto é muito importante para o desenvolvimento do turismo da região”, ressalta Valéria Andrade de Thomaz – docente da área de Turismo do Senac Jundiaí.

Recentemente o Senac alterou sua missão e inseriu o “turismo” como uma das prioridades das atividades que envolvem a qualificação profissional e educação para o trabalho. A atuação do Senac na qualificação das pessoas nos segmentos de comércio de bens, serviços e turismo só ratificam e potencializam a importância do desenvolvimento econômico social e cultural através do Plano Regional de Turismo. “A participação efetiva das cidades envolvidas no circuito das frutas ressalta a importância do segmento nesse desenvolvimento. Parabéns a todos os envolvidos”,  Mauro de Nardi Costa, Gerente do Senac Jundiai.