UBS do Bairro Maracanã realiza atividades físicas semanalmente

A Unidade de Saúde da Família – UBS Maracanã deu início ao projeto Caminhada Semanal, dividida em duas equipes e dias diferentes, com o propósito de estimular o início à atividade física, diminuir o sedentarismo da população e melhorar a qualidade de vida, estimulando os pacientes a realizarem atividade física como um estímulo a vida saudável.

De acordo com o cronograma a caminhada será realizada todas as terças-feiras, com saída às 07h da UBS Maracanã, no centro do Bairro, e todas as quintas-feiras, também às 07h, com saída da Praça do Roseiral.

“Queremos diminuir a taxa de sedentarismo da população, isso influencia muito na prevenção e controle de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial sistêmica”, informaram as agentes comunitárias.

Benefícios da caminhada:

  • Melhora a circulação e consequentemente a oxigenação do corpo, um estudo realizado pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício.
  • O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos, uma vez que ajuda a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite.
  • A caminhada estimula e facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.
  • Afasta a depressão, pois durante a caminhada o nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento.
  • De acordo com um estudo feito pela Universidade de ESSEX, no Reino unido, constatou que melhora significativamente a saúde mental, trazendo benefício para o humor e autoestima.
  • Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares, por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto.
  • A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado é estimulada durante a caminhada devida à circulação de sangue em todos os órgãos.