,

UBS Nova Trieste visita creche para acompanhamento da Caderneta de Vacina

No dia 02 de Agosto funcionários da UBS do bairro Trieste estiveram presente nas creche municipal Gilberto Francisco Contesini para realizar a verificação da caderneta de vacina das crianças.
Vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença. Elas são produzidas a partir do próprio agente causador da doença, que é colocado em nosso corpo de forma enfraquecida ou inativada.

Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por um antígeno (substância estranha ao organismo), como o vírus do sarampo, o sistema imunológico produz anticorpos (proteínas que atuam como defensoras no organismo) para combater aquele invasor. Mas essa produção não é feita na velocidade suficiente para prevenir a doença, uma vez que o sistema imunológico não conhece aquele invasor. Por isso, a pessoa fica doente, podendo, dependendo do tipo de doença, levar à morte. Mas se, anos depois, aquele organismo invadir o corpo novamente, o sistema imunológico vai produzir anticorpos em uma velocidade suficiente para evitar que a pessoa fique doente uma segunda vez. Essa proteção é chamada de imunidade.

O que a vacina faz é gerar essa imunidade. Com os mesmos antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos, a vacina ensina e estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos que levam à imunidade.

A verificação da caderneta de saúde das crianças é essencial para garantir que todas recebam as vacina oferecidas pelo SUS, e devido a mudança constante no calendário básico de vacina, muitas vezes os pais podem não saber se esta faltando vacina na caderneta dos filhos.

Para evitar que as crianças deixem de receber as vacinas oferecidas na rede básica, ocorro essa parceria entre a educação e saúde, onde os pais enviam as cadernetas para a escola e a equipe de saúde vai ate o local para avaliar as mesmas, e caso encontre alguma criança com vacina atrasada, os pais são comunicados, tanto pelo escola, quanto pelo serviço de saúde.