Vigilância Epidemiológica de Jarinu convoca para teste rápido de Hepatite

A Secretaria de Saúde informa que durante o período de 17 a 31 de julho de 2019, será realizada a intensificação da testagem e o aconselhamento aos pacientes que podem ter tido contato com o vírus da hepatite. 

Os testes rápidos para diagnosticar hepatites estão disponíveis nas unidades de saúde dos bairros Maracanã, Nova Trieste, Primavera, Campo Largo e Ambulatório Central.

LEI FOI SANCIONADA EM JANEIRO

No Brasil, a lei que institui o Julho Amarelo (13.802/19), a ser realizado a cada ano em todo o território nacional, foi sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro em Janeiro deste ano.

O Ministério da Saúde estima que existam quase 2 milhões de brasileiros portadores de hepatites virais, sendo 1,7 milhões portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B. Só em 2017 o Brasil registrou 40.198 novos casos de hepatites virais.

As hepatites virais (especialmente A,B e C) podem ser transmitidas pela água e alimentos contaminados, de uma pessoa para outra por via sexual, por meio de fluidos corporais (compartilhar o mesmo barbeador, manicure, usuários de drogas etc) e verticalmente, ou seja, da mãe para os filhos, por isso a contaminação é bastante comum e a disseminação muito fácil e rápida.