Combate à Dengue

PREVENCAO-DENGUE-site

Fique atento!

Caso apresente sintomas de dengue, procure a UBS mais próxima!  

link-externo Saiba mais 


Vacina contra Dengue

A vacina contra a Dengue já está disponível em Jarinu. O público-alvo é crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

A aplicação pode ser realizada em todas as Unidades de Saúde ou na Unidade Mista, nas salas de vacinas, de acordo com os horários de funcionamento ( link-externo Consulte aqui).

A vacina contra a Dengue apresenta um esquema com duas doses e intervalo mínimo de três meses entre elas. 

Para vacinação, não é necessário agendamento prévio, e o responsável deve levar os documento de identificação, carteira de vacinação e CPF ou cartão SUS da criança ou adolescente.


Denuncie focos de Dengue

A denuncia pode ser feita pessoalmente na Vigilância Epidemiológica, no Núcleo de Saúde, na Avenida Prefeito Guilherme Zanoni, 87, Centro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, ou pela plataforma link-externo Jarinu sem Papel – 1Doc, em Protocolo, buscar por “dengue” e selecionar “denúncia sobre focos de dengue”.

Só serão aceitas denúncias protocoladas e documentadas, pelos canais oficiais.

Mais informações no telefone (11) 4016-8106.


Sinais e sintomas

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. 

Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno.

No entanto, após o período febril deve-se ficar atento. Com o declínio da febre (entre 3° e o 7° dia do início da doença), sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo. Esses sinais indicam o extravasamento de plasma dos vasos sanguíneos e/ou hemorragias, sendo assim caracterizados:
  • Dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua; 
  • Vômitos persistentes;
  • Acúmulo de líquidos em cavidades corporais (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
  • Hipotensão postural e/ou lipotímia;
  • Letargia e/ou irritabilidade;
  • Aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia) > 2cm;
  • Sangramento de mucosa; e
  • Aumento progressivo do hematócrito.
Passada a fase crítica da dengue, o paciente entra na fase de recuperação. No entanto, a doença pode progredir para formas graves que estão associadas ao extravasamento grave de plasma, hemorragias severas ou comprometimento de grave de órgãos, que podem evoluir para o óbito do indivíduo. 

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém indivíduos com condições preexistentes com as mulheres grávidas, lactentes, crianças (até 2 anos) e pessoas > 65 anos têm maiores riscos de desenvolver complicações pela doença. 

Tratamento

O tratamento é baseado principalmente na reposição de líquidos adequada. Por isso, conforme orientação médica, em casa deve-se realizar:

  • Repouso;
  • Ingestão de líquidos;
  • Não se automedicar e procurar imediatamente o serviço de urgência em caso de sangramentos ou surgimento de pelo menos um sinal de alarme;
  • Retorno para reavaliação clínica conforme orientação médica.

Ainda não existe tratamento específico para a doença.

Sobre a Transmissão da Dengue

O vírus da dengue (DENV) pode ser transmitido ao homem principalmente por via vetorial, pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas. Transmissão por via vertical (de mãe para filho durante a gestação) e por transfusão de sangue são raros. 

Diagnóstico

Não existe necessidade da realização de exames específicos para o tratamento da doença, já que é baseado nas manifestações clínicas apresentadas. No entanto, para apoiar o diagnóstico clínico existem disponíveis técnicas laboratoriais para identificação do vírus (até o 5° dia de início da doença) e pesquisa de anticorpos (a partir do 6° dia de início da doença).

 

Com informações do Ministério da Saúde